Topo

Josias de Souza

Em 2012, AGU deseja reaver R$ 84 mi do INSS

Josias de Souza

03/01/2012 05h26

A Advocacia Geral da União realiza uma ofensiva judicial contra empresas que desrespeitam as normas de segurança do trabalho. Espera reaver em 2012 algo como R$ 84 milhões gastos pelo INSS em pensões por morte ou invalidez de operários.

A AGU recorre a um expediente legal chamado tecnicamente de "ação regressiva". Permite ao governo reivindicar o ressarcimento das despesas previdenciárias sempre que fica comprovado que o acidente de trabalho foi causado por negligência do empregador.

Em 2011, foram ajuizadas 1.870 ações do gênero. Nos primeiros dias de 2012, protocolaram-se na Justiça outros 417 processos. Chama-se Fábio Munhoz o procurador federal que cuida do tema. Ele é coordenador-geral de cobrança da Procuradoria Federal, braço da AGU.

Segundo Fábio, o governo vem prevalecendo contra as empresas na maioria das ações que propõe. A taxa de êxito é de 70% na primeira instância do Judiciário. Nos tribunais, segundo degrau da Justiça, o índice de sucesso é ainda maior: 90%.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.