Topo

Josias de Souza

Alckmin sobre Kassab: o PSDB quer ‘estar junto’

Josias de Souza

18/01/2012 19h53

Geraldo Alckmin reuniu-se com o presidente do PSDB federal, deputado Sérgio Guerra (PE) e com o presidenciável Aécio Neves (MG). Nas pegadas da conversa, disse meia dúzia de palavras sobre o vaivém de Gilberto Kassab, que leva o seu PSD para passear no quintal do PT.

"Se nós pudermos estar juntos, nós queremos", disse o governador tucano. "Nós queremos uma grande aliança para servir à cidade de São Paulo."

De fato, a aliança pretendida por Alckmin é grande. Vai do PP de Paulo Maluf ao PSD de Kassab, com o DEM de permeio. O diabo é que é grande também a confusão do tucanato.

Às voltas com quatro filiados que erguem os punhos e brigam pela vaga de candidato a prefeito, o PSDB concentra-se em José Serra, que faz corpo mole e refuga o posto.

De cima do muro, o tucanato observa a movimentação ao redor. Afora o flerte de Kassab com o petê Fernando Haddad, assiste ao namoro do DEM com o pemedebê Gabriel Chalita.

O PSDB arrisca-se a comparecer às urnas com uma coligação favorita. Um aglomerado político com boas condições para fazer de um de seus antagonistas o próximo prefeito de São Paulo.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.