Topo

Josias de Souza

Obama desenrola tapete para o turista brasileiro

Josias de Souza

19/01/2012 19h39

De passagem pela Disneyworld, na Flórida, Barack Obama anunciou: os EUA estenderão um tapete vermelho para os turistas brasileiros e chineses. Pretende-se tornar mais ágil o processo de concessão de vistos. A ideia é elevar as concessões em 40%.

Para demonstrar que o presidente fala sério, a Casa Branca divulgou uma "ordem executiva". Na peça, Obama ordena aos órgãos governamentais que adotem as providências desburocratizantes num prazo de 60 dias.

Deseja que 80% dos pedidos de visto sejam atendidos em, no máximo, três semanas. Sob crise, os EUA estão de olho no crescimento da classe média brasileira e chinesa.

Entre outubro de 2010 e setembro de 2011, 791 mil brasileiros obtiveram visto para passear nos EUA. No mesmo período, concederam-se 885 mil vistos a turistas chineses.

O governo americano estima que cada brasileiro deixa no país, em média, US$ 5 mil por viagem. Os chineses gastam um pouco mais: US$ 6 mil.

Com o tapete desenrolado, Washington espera tonificar o vaivém de visitantes. A meta é aumentar o número de turistas brasileiros em 274% até 2016. E o de chineses em 135%.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.