Topo

Josias de Souza

Dilma agora já pode dizer que controla Petrobras

Josias de Souza

23/01/2012 16h51

Presidente do conselho de administração da Petrobras, o ministro Guido Mantega formalizou a indicação de Maria das Graças Foster para a presidência da estatal. Substituirá a José Sergio Gabrielli, que troca as sondas petrolíferas pelas prospecções políticas, na Bahia.

Trazida à luz no final de semana pela repórter Cristiana Lôbo, a mudança foi confirmada nesta segunda (23) pela Petrobras. Com a troca, Dilma mata dois coelhos com uma cajadada.

Livra-se de Gabrielli, um personagem ligado a Lula e idenficado com o grão petê José Dirceu, a quem Dilma mal tolerava. Premia Graça Foster, uma gestora ao seu estilo. A fama de durona rendeu-lhe o apelido. de "Caveirão" –alusão ao veículo blindado que a tropa de elite da PM do Rio usa para subir os morros.

Não fosse pela necessidade de acomodar Antonio Palocci, Graça Fortes teria sido a primeira chefe da Casa Civil de Dilma. Hoje, a sucessora de Lula pode dizer, finalmente, que controla a Petrobras. PT e PMDB, que rateiam os cargos na Petrobras, tremem com a perspectiva de novas mudanças.

Quanto a Gabrielli, o governador baiano Jaques Wagner entragará a ele uma secretaria de Estado. Se tudo correr como planejado, vai às urnas de 2014 como candidato do PT ao governo da Bahia. Não será fácil. Terão de lidar com as ambições de petistas que ambicionam a mesma cadeira.

Atualização feita às 17h11 desta segunda (23): O mercado sorriu para a saída de Gabrielli do comando da Petrobras.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.