Topo

Josias de Souza

MPF requisita escuta e pode acionar deputados

Josias de Souza

10/02/2012 16h41

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ofício ao governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). No texto, ele requisita as gravações captadas em escutas telefônicas feitas durante a greve-motim da PM baiana.

Gurgel revela-se interessado sobretudo nos trechos do grampo em que soam as vozes de "pessoas com prerrogativa de foro". Refere-se aos deputados federais Anthony Garotinho (PR-RJ) e Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

Como parlamentares, ambos só podem ser processados junto ao STF. Cabe a Gurgel acioná-los, se achar que é o caso. Por ora, a Procuradoria fala apenas em analisar "possíveis condutas" que, eventualmente, "demandariam apuração."

Nos pedaços do grampo que vieram à luz, Garotinho e Faria de Sá conversam com Benevuto Daciolo. Cabo do Corpo de Bombeiros do Rio e líder da categoria, ele foi preso na quarta-feira ao retornar de uma viagem à Bahia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.