Topo

Josias de Souza

Hit de Michel Teló inspira protestos em Portugal

Josias de Souza

12/02/2012 20h54

Em Portugal, o sucesso do brasileiro Michel Teló virou mote de protesto. Veiculada na web, a paródia converteu 'Ai, se eu te pego' em 'Ai, não nos calam'. A peça foi utilizada para instar os portugueses a comparecerem a uma para manifestação contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo.

O protesto ocorreu neste sábado (11). Organizou-o a CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses). Milhares de manifestantes saíram de três pontos de Lisboa e concentraram-se no Terreiro do Paço, rebatizado de 'Terreiro do Povo'. Em faixas e discursos, protestaram contra o desemprego, os cortes nos salários do funcionalismo, e as mudanças na legislação prevideniciária.

Reescrito, o hit de Teló ficou assim: "Basta! Já chega, que o capital nos roube / Ai, não nos calam! Ai, não, não nos calam!
/
Salários de miséria, assim não há justiça.
Ai, não nos calam! Ai, não, não nos calam! / Sábado na manif, /
A malta começou a gritar
/ E não há coisa mais linda
/ Que a coragem do povo a lutar…"

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.