Topo

Josias de Souza

Barco brasileiro naufraga na Antártida com óleo

Josias de Souza

25/02/2012 06h51

Uma chata (barcaça larga e de fundo chato) pertencente à Marinha brasileira afundou no litoral da Antártida. Carregava 10 mil litros de óleo combustível. Ocorrido em dezembro, o acidente vinha sendo mantido em sigilo pelo governo.

Deve-se a revelação do segredo ao repórter Sérgio Torres. Ele conta que a barcaça foi a pique no instante em que era rebocada pela Marinha para a Estação Comandante Ferraz, mantida pelo Brasil na Antártida.

Encontra-se a 40 metros de profundidade. O óleo, por ora, não vazou. Na surdina, enviaram-se ao local dois navios –um da Marinha e outro contratado pela Petrobras. Chegam na semana que vem. Tentarão içar a barcada à superfície sem derramar o óleo.

O combustível é utilizado para prover energia e aquecimento do ambiente e da água consumida na estação brasileira. Abriga 15 militares, 15 servidores civis e 30 pesquisadores. Consome 320 mil litros de oleo por ano.

Atualização feita às 12h23 deste sábado (25): A Marinha informa que houve um incêndio na base da Antártida nesta madrugada. Convém mandar benzer o local.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.