Topo

Josias de Souza

Dilma: Brasil vai ‘reconstruir’ a base da Antártida

Josias de Souza

25/02/2012 20h48

Dilma Rousseff mandou divulgar uma nota sobre o incêndio que destruiu a Estação Comandante Ferraz, base do Brasil na Antártida. A presidente declarou-se "consternada", solidarizou-se com as vítimas e anunciou a reconstrução das instalações. Diz a nota:

"A presidenta reafirma a importância do programa de pesquisas desenvolvido na Estação e elogia a abnegação e o desprendimento dos brasileiros que lá trabalham. A Presidente manifesta, ainda, a firme disposição do país de reconstruir a Estação Antártica Comandante Ferraz."

Em conversa com o ministro Celso Amorim (Defesa), Dilma determinou "a adoção de todas as medidas necessárias para salvaguardar a segurança dos cientistas, militares e visitantes que se encontravam na base."

Dilma telefonou na tarde deste sábado (25) para o presidente do Chile, Sebastián Piñera. Agradeceu o apoio no socorro e no resgate dos sobreviventes do incêndio, alojados numa base chilena na Antártida.

Na nota, Dilma agredece também "o apoio e a solidariedade prestados pelos governos da Argentina e da Polônia", que também mantém instalações próximas à base brasileira. Aqui, a íntegra do texto divulgado pelo Planalto. Mais informações sobre o incêndio aqui, aqui e aqui. Abaixo, dados sobre as instalações atingidas pelo incêndio:

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.