Topo

Josias de Souza

Kassab diz que Serra desistiu de ser presidente

Josias de Souza

25/02/2012 19h07

O político é mais ou menos como o ator. Todos os outros morrem apenas uma vez. O político e o ator são reincidentes. Podem morrer várias vezes. Ressuscitam noutros papéis, novinhos em folha.

Neste final de semana, José Serra morreu e renasceu em poucas horas. Foi à cova o Serra avesso à ideia de voltar à prefeitura de São Paulo depois de ter amealhado 44 milhões de votos numa disputa presidencial.

Veio à luz o Serra devotado à sua cidade. Arde-lhe na alma o desejo de voltar a ser prefeito. Para concretizar o sonho, manda às favas o projeto de governar o país. O novo Serra foi traduzido por Gilberto Kassab.

"Essa questão [de Presidência] está encerrada na vida do Serra", disse Kassab. "Ele abandona esse projeto. Ele deixou isso muito claro. […] Ele entendeu que deveria abandonar esse projeto. E ele abandonou."

Segundo Kassab, todas as "preocupações", os "projetos" e os "estudos" de Serra estão agora 100% concetrados em São Paulo. "A cidade ganha com um grande pré-candidato, depois um grande candidato e prefeito. Os próximos cinco anos dele serão voltados para a cidade."

oOo

A referência temporal não é gratutita. "Cinco anos", trombeteou Kassab, como a enfatizar que Serra, uma vez eleito, não cairá na tentação de trair de novo a confiança dos eleitores.

Não vai trocar a prefeitura por uma nova candidatura ao Planalto, eis o que Serra terá de realçar. O petismo de Fernando Haddad afia o discurso. Vai ressuscitar um compromisso assumido por Serra em 2004.

Em campanha, apôs o jamegão num documento (cópia abaixo). Em sabatina promovida pela Folha, comprometeu-se a cumprir os quatro anos de mandato. Eleito, rasgou o comprimisso em 2006. Foi à cadeira de governador.

O primeiro desafio do novo Serra será o de convencer o eleitorado de que o velho Serra, aquele político obcecado pelo Planalto e decidido a não virar a página para trás, morreu neste final de semana.

O PT dirá: é óbvia a impossibilidade. Ou o eleitor é inteligente ou é crédulo. Se é crédulo, não pode ser inteligente. E o PSDB: a inteligência está no exercício de renovar a credulidade.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.