Por Serra, o ilustre anônimo, PSDB adia prévias
Para pavimentar o caminho que leva José Serra à candidatura, o PSDB dispensou-lhe tratamento contraditório. Depois de celebrado como postulante ilustre, Serra como que encareceu para que o vissem como um filiado desconhecido. Foi atendido.
O prazo para a inscrição nas prévias partidárias havia expirado em 14 de fevereiro. Serra foi inscrito fora do script sob argumentação óbvia: considerando-se sua biografia notável, seria um despautério exclui-lo da disputa.
As prévias estavam marcadas para 4 de março. Na noite desta segunda (28), por conveniência de Serra, foi adiada para 25 de março. Alegou-se que o candidato precisa de tempo para apresentar-se aos filiados.
Quer dizer: para homologar a pré-candidatura de Serra, invocou-se a fama do personagem. Para protelar a disputa por três semanas, dispensou-se a Serra um tratamento de anônimo, como se os militantes tucanos não soubessem quem ele é.
oOo
Sob protestos de José Aníbal e Ricardo Tripoli, os tucanos que rivalizam com Serra, o adiamento foi aprovado numa reunião da Executiva municipal do PSDB paulistano. O encontro foi tenso. Durou mais de três horas.
Rendidos à vontade de Serrra e do governador Geraldo Alckmin, os membros da Executiva toparam o adiamento. Dividiram-se, porém, quanto ao prazo. Chegou-se ao dia 25 por um placar magro: 10 a 8. A banda dos vencidos preferia 11 de março.
Vice-presidente do PSDB paulistano, João Câmara, esperneou em público. Partidário de José Anibal, ele vociferou: "É um racha. O Serra veio para rachar o partido." Antevê uma "batalha" interna.
Presidente do diretório tucano, Julio Semeghini lamentou: "Infelizmente, não foi possível construir o consenso." Secretário do governo Alckmin, Semeghini foi ao encontro com a missão de arrancar do colegiado o adiamento.
oOo
Diferentemente de João Câmara, os partidários de Serra prevêem não uma "batalha", mas um massacre. Imaginam que, com o prazo de três semanas, Serra vai arrastar para o seu lado a quase totalidade da legenda.
Com isso, acreditam os operadores de neocandidato, Aníbal e Trípoli podem preferir retirar-se da disputa para evitar o constrangimento de uma votação miúda. Nessa versão, Serra não disputaria as prévias, seria ungido pela militância. Daí o empenho pelo adiamento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.