Topo

Josias de Souza

A minhoca, Deus e os seus interesses da nação

Josias de Souza

02/03/2012 16h33

Como a democracia brasileira é muito nova, as pessoas às vezes se perguntam: é isso mesmo? A resposta não chega. Mas a pergunta sofre mutações: então é assim que funciona, começa num voto e termina num Ministério da Pesca?

Penúltimo resultado do modelo, o senador Marcelo Crivella foi empossado ministro. Ao discursar, rogou à nova chefe que não fique "triste em ter um ministro da Pesca que não é um especialista, que não sabe colocar a minhoca no anzol."

Contemporizou: "Colocar minhoca no anzol a gente aprende rápido. Aprender a pensar nos outros é que é difícil." Bispo licenciado da igreja Universal, enfiou o Padre Eterno na desconversa:

"Queria, presidenta, dizer pra senhora que eu aprendi uma coisa na vida: muitas vezes, Deus não chama os mais qualificados, não escolhe os mais qualificados. Mas sempre Deus qualifica os escolhidos."

Ao se despedir do antecessor de Crivella, o petista Luiz Sérgio, Dilma chorou. Parecia lamentar a troca. Mas realçou que seu governo não é diferente dos anteriores. Impossível prescindir das composições políticas.

"Nisso, meu governo não é diferente. Esse é um país externamente complexo, múltiplo e democrático. Assim sendo, a constituição de alianças políticas é essencial para que o Brasil seja administrado, governado de forma democrática e, ao mesmo tempo, que o governo represente os interesses da nação."

Sim, caro navegante. Você, que é parte desse "país complexo", talvez não saiba. Mas a existência de um Ministério da Pesca, submetido a ministros que não sabem distinguir o lambari da baleia, atende aos seus nobres "interesses".

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.