Topo

Josias de Souza

Para Dilma, opinião pública apoia endurecimento com partidos e rejeita a ‘chantagem’ parlamentar

Josias de Souza

16/03/2012 07h07

Dilma Rousseff move-se no Congresso de olho nas ruas. Testa os limites dos partidos que apoiam o governo embalada pela avaliação de que a sociedade gosta do que vê.

O blog conversou na noite desta quinta (15) com um senador que atua na crise como bombeiro. Com acesso ao Planalto, teve a oportunidade de analisar a conjuntura política num encontro com Dilma.

Resumiu assim o ponto de vista que vigora na sede do governo: "As impressões que são recolhidas indicam que há uma safisfação de expressiva parcela da sociedade com as posições de Dilma, com o jeito dela de governar."

Deu um exemplo: "Quando a presidente diz 'não' ao PR e o partido reage com rompimento e ameaças, as pessoas aplaudem. Acham que ela está certa, que deve mesmo reagir aos desaforos e não ceder à chantagem."

Numa das conversas, Dilma foi aconselhada a ajustar os meios sem abrir mão dos fins. Pode priorizar o asfalto, mas não convém negligenciar os tapetes do Congresso. Alega-se que é possível fazer as duas coisas –bater e soprar.

A tática é escorada em apostas arriscadas. Por exemplo: Dilma mandou dizer ao PR que não negocia sob ameaças. Imagina-se que o partido, sem vocação oposicionista, não levará o anunciado "rompimento" às últimas consequências.

Outro exemplo: Dilma não ignorava que José Sarney e Renan Calheiros reagiriam mal à troca de Romero Jucá por Eduardo Braga na liderança do governo no Senado. Ainda assim, optou pelo 'vai ou racha'.

Avalia-se que, rachando, Renan não arrasta consigo a solidariedade de mais do que oito dos 18 senadores da bancada do PMDB no Senado. Dilma aparelha-se para uma disputa que ocorrerá em fevereiro de 2013: a briga pela cadeira de Sarney.

A presidente não quer que Renan substitua Sarney. Em diálogo privado com o próprio senador, insinuou que ele talvez devesse concentrar suas energias no projeto de tornar-se governador de Alagoas.

Como alternativa a Renan, Dilma esgrime o nome de Edison Lobão. Aqui, outra aposta: acha que, apoiando Lobão, afasta Sarney de Renan. Pode não ser bem assim. Senador licenciado, Lobão ocupa o Ministério de Minas e Energia como preposto do seu padrinho.

A turma de Sarney começa a ruminar uma suspeita: Dilma desejaria empurrar Lobão para a presidência do Senado apenas para livrar os negócios do setor elétrico da influência de Sarney.

O grupo que ainda usufrui do privilégio de virar a maçaneta da sala de Dilma prefere que ela não antecipe para agora uma briga de 2013. Há dois dias, a propósito, a ministra Ideli Salvatti moveu-se para tentar dissolver uma encrenca que se formava na Câmara.

Por ordem de Dilma, Ideli tocou o telefone para o vice-presidente Michel Temer. Disse-lhe que a acomodação de Arlindo Chinaglia (PT-SP) na liderança do governo na Câmara em nada afetava o acordo firmado pelo PMDB com o PT.

Esse acordo, de papel passado, prevê o rodízio das duas legendas na presidência da Câmara. Primeiro Marco Maia (PT). A partir de fevereiro de 2013, quem o PMDB indicar. Temer trabalha por Henrique Eduardo Alves. "Nada muda", disse Ideli.

De resto, Dilma e Cia. imaginam que o momento seja propício ao "freio de arrumação". No Senado, há poucas matérias relevantes por votar. Na Câmara, há a Lei Geral da Copa e o Código Florestal.

Trabalha-se com a perspectiva de derrota. Mas o infortúnio já estava desenhado antes dos últimos embates de Dilma com seu condomónio. A presidente tenta postergar as votações até que o veneno da crise atual de dissolva. Os deputados cogitam votar à revelia do Planalto. Dependendo do que vier, Dilma pode vetar.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.