Topo

Josias de Souza

Ex-alvo de Demóstenes, Sarney vira ‘estilingue’

Josias de Souza

29/03/2012 17h09

Alvejado por Demóstenes Torres (DEM-GO), que pediu seu afastamento da presidência do Senado no escândalo dos atos secretos, em 2009, José Sarney (PMDB-AP) agora segura o estilingue.

Instado a comentar as relações de Demóstenes com o contraventor Carlinhos Cachoeira, Sarney disse: "As denúncias são graves e o que temos é que colocar em andamento as representações que forem feitas. Se trata de um assunto grave."

Com essa afirmação, Sarney deixou claro que vai enviar ao Conselho de Ética a representação já formulada pelo PSOL contra Demóstenes. Nesta quinta (29), o tetrapresidente do Senado reuniu-se com o Jayme Campos (DEM-MT).

Colega de partido de Demóstenes, Jayme é vice-presidente do Conselho de Ética. No momento, responde pela presidência do colegiado, já que o titular da cadeira, o sarneyzista João Alberto (PMDB-MA), licenciou-se do mandato para assumir uma secretaria do governo maranhense de Roseana Sarney.

Agendou-se para 10 de abril uma reunião do Conselho de Ética, para a eleição de um novo presidente, a quem caberá conduzir o processo contra Demóstenes. Um processo que, no limite, pode desaguar num pedido de cassação do mandato do senador.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.