Topo

Josias de Souza

Apesar de Serra, PSDB resiste em apoiar ACM Neto na BA e aproxima DEM de Chalita em SP

Josias de Souza

02/04/2012 03h57

Candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra viu-se compelido a levar suas articulações à cidade de Salvador. Esforça-se para empurrar o tucanato para dentro da coligação de ACM Neto, que tenta viabilizar-se como candidato do DEM a prefeito da capital baiana.

O DEM condicionou o apoio a Serra à entrada do PSDB na canoa de ACM Neto. O recado foi entendido, mas o tucanato baiano, a despeito das pressões de Serra, resiste à ideia de subir a bordo.

A resistência parte sobretudo do deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Cria política do velho ACM, egresso do ex-PFL, Imbassahy já foi prefeito de Salvador. Em 2012, quer porque quer disputar novamente a cadeira.

Se o nariz torcido de Imbassahy prevalecer sobre os interesses de Serra, ACM Neto deve desistir de concorrer à prefeitura. Sem o suporte tucano, cogita apoiar o candidato do PMDB de Geddel Vieira Lima, o radicalista Mário Kertész.

Nessa hipótese, para desassossego de Serra, o DEM planeja entregar seu tempo de tevê em São Paulo a Gabriel Chalita, que disputa a sucessão de Gilberto Kassab pelo PMDB do vice-presidente Michel Temer.

A cúpula do tucanato trata os arroubos da tribo 'demo' como mera ameaça. Com o PSDB pelas tampas, a caciquia do DEM jura que fala sério. Preventivamente, mantém abertos os canais de comunicação com Temer.

Nos últimos dias, gastaram-se baldes de saliva tentando dobrar as resistências de Imbassahy. Por ora, nada. À espera de um gesto, ACM Neto se autoimpôs um limite. Deseja tomar uma decisão até o final de abril.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.