Topo

Josias de Souza

Fruet e Ratinho Jr. lideram em Curitiba, diz Ibope

Josias de Souza

07/04/2012 20h06

Pesquisa do Ibope feita em Curitiba e divulgada neste sábado (7) revela que os candidatos Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Júnior (PSC) lideram a disputa pela prefeitura da capital paranaense.

Fruet (na foto) obteve 26% das intenções de voto. Ratinho, filho do apresentador de TV homônimo, amealhou 24%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos –para mais ou para menos. O quadro é, portanto, de empate técnico.

Candidato à reeleição, o atual prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), aparece em terceiro, com 16%. Na sequência, vêm Rafael Greca (PMDB), com 7%; Dr. Rosinha (PT), 4%; e Renata Bueno (PPS), 2%.

Num cenário sem Ratinho Júnior, Fruet sobe para 37%, contra 22% do prefeito Ducci. Noutro cenário, o Ibope apresentou aos pesquisados apenas os nomes dos três candidatos mais bem postos.

Com 32%, Fruet empata tecnicamente com os 27% atribuídos a Ratinho Júnior. Ducci vem numa constrangedora terceira posição, com 18% da preferência dos eleitores.

O Ibope foi às ruas por encomenda da radio CBN. Perscrutou também o resultado do segundo turno. Numa disputa direta com Ducci, Fruet prevaleceria por 46% contra 27%.

Num embate contra Ratinho Júnior, o prefeito Ducci não teria melhor sorte. Se a eleição fosse hoje, perderia por 41% a 32%. Se o segundo round fosse entre Fruet e Ratinho, haveria um empate no limite da margem. Fruet arrastaria 42% dos votos. O filho de Ratinho, 36%.

Para qualquer lado que se olhe, a pesquisa revela um quadro desalentador para o governador paranaense Beto Richa (PSDB). Ele frquenta a disputa como principal apoiador do prefeito Luciano Ducci.

Para prestigiar Ducci, Richa negligenciou o potencial de Fruet, que era filiado ao PSDB. Abandonado pelo governador, Fruet migrou para o PDT. Negocia agora uma coligação com o PT.

Ex-deputado tucano, Fruet notabilizou-se na Câmara pelo vigor com que se opunha ao petismo. Brilhou em duas CPIs: a dos Correios, que esmiuçou o mensalão, e a do Apagão Aéreo.

Hoje, Fruet tricota com duas estrelas do PT paranaense: o casal de ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil). São consideráveis as chances de que a articulação resulte em acordo.

Coligado com o PT, Fruet vai virar uma azeitona na empada de Gleisi, que se equipa para disputar o governo do Paraná em 2014. O principal antagonista da mulher de Bernardo será Richa, candidato natural à reeleição.

Quer dizer: ao apostar em Ducci, numa parceria com o governador pernambucano e presidente do PSB Eduardo Campos, Beto Richa jogou ao mar um ex-companheiro e construiu uma escada para seus adversários.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.