Topo

Josias de Souza

Marchas contra a corrupção reúnem pouca gente

Josias de Souza

21/04/2012 17h39

Os corruptos brasileiros não perdem por esperar. Ganham. As marchas anticorrupção convocadas para este sábado, batizado de 'Dia do Basta', não chegaram a arrastar multidões ao meio-fio.

Em Brasília, onde o ânimo foi maior, a coisa começou na Esplanada com cerca de 1.500 pessoas e terminou na Praça dos Três Poderes com algo 3 mil. No Rio, onde vicejou o desânimo,  os manifestantes eram contados em 60 gatos pingados por volta de 11h.

Para compreender a corrupção brasileira é preciso mesmo um certo distanciamento. Uns poucos distanciam-se abrindo contas em paraísos fiscais. Outros tantos tomam distância fugindo para o alheamento.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.