Topo

Josias de Souza

Temer e CPI: governo espera 'muita sobriedade'

Josias de Souza

22/04/2012 19h21

Se a CPI do Cachoeira fosse uma garrafa de uísque, seria difícil colocar um rótulo. A encrenca é feita de confusões múltiplas e envolvimentos generalizados. Apesar disso, o vice-presidente Michel Temer disse que o Planalto espera "sobriedade".

"O governo, como convém, deixou por conta do Congresso Nacional. E a única coisa que esperamos é muita sobriedade na condução da CPI", disse Temer, valendo-se de termo análogo ao que ouviu  de Lula num encontro de três dias atrás: "equilíbrio."

Não receia que o caso Cachoeiragate respingue no governo e nos governistas? "Não há essa preocupação, tanto que o governo não entrou nessa história, não intereferiu nem a favor nem contra [a criação da CPI]."

A sessão inaugural da CPI deve ocorrer nesta quarta (25). Já nas primeiras semanas vai-se conhecer o tamanho da "sobriedade".

– Ilustração via Orlandeli.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.