Topo

Josias de Souza

Faxina à Dilma: salvaram-se todos, só falta o PR

Josias de Souza

05/05/2012 21h04

A "faxina" ministerial de Dilma Rousseff tornou-se uma história fantástica, passada num governo imaginário. Uma história bem brasileira. Todos os partidos que contribuíram para a formação do monturo retomaram os postos: o PT na Casa Civil, o PMDB no Turismo e na Agricultura, o PCdoB nos Esportes, o PP nas Cidades e o PDT no Trabalho. Falta apenas a devolução dos Transportes ao PR.

Incomodado com o papel de exceção a que sua legenda foi condenada, uma liderança do PR cogita recorrer ao que chama de "tática do chiqueiro aberto". Consiste no seguinte: "Vamos comprar uns porcos e segui-los dia e noite. Na pior das hipóteses, a presidente vai notá-los. Na melhor, vai jogar pérolas pra eles. Jogou pros outros, por que não jogaria pros nossos?"

Beleza. Mas a aversão de Dilma à tribo dos peérres talvez leve a presidente a indagar: por que gastar dinheiro comprando porcos? É desnecessário. Neste final de semana, uma novidade tornou ainda mais fantástica a história da "faxina". Descobriu-se que, nos Transportes, Dilma pode ter usado, inadvertidamente, detergente da marca Cachoeira.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.