CGU aponta ‘prejuízos’ de R$ 96,5 milhões nos seis hospitais federais do Rio entre 2009 e 2011
A Controladoria-Geral da União divulga nesta sexta (11) a íntegra de um relatório de autoria realizada nos seis hospitais mantidos pelo governo federal na cidade do Rio de Janeiro. Varejaram-se despesas feitas durante três anos –de 2009 a 2011. Coisa de R$ 888 milhões. Desse total, R$ 96,5 milhões resultaram ou estão prestes a resultar em prejuízos às arcas do Tesouro Nacional.
Em notícia veiculada em seu site nesta quinta (10), a CGU antecipou parte dos achados que esmiuçou no relatório. Dividiu os prejuízos em dois tipos: o "efetivo", já consumado. E o "potencial", que ainda pode ser evitado se o Ministério da Saúde adotar providências corretivas a tempo. O texto não especifica quanto dos milhões malversados já foram para o beleléu e quanto ainda pode ser salvo.
O grosso dos problemas infestam quatro áreas: locação de equipamentos hospitalares (perdas de R$ 35,2 milhões), obras e reformas prediais (desvios de R$ 27,9 milhões); serviços (R$ 20,6 milhões) e aquisição de medicamentos e insumos (R$ 12,6 milhões). Alguns dos malfeitos chocam pela falta de refinamento. Ou, por outra, surpreendem pelo excesso de descaramento.
No Hospital de Ipanema, por exemplo, o serviço de lavanderia foi contratado com sobrepreço de notáveis 79%. Alugaram-se equipamentos médicos que o hospital já possuía. Só nesse lance, o prejuízo anual somou R$ 4,2 milhões. Numa obra de recuperação da fachada, embutiu-se um superfaturamento de R$ 1,2 milhão.
No Hospital da Lagoa, realizaram-se pagamentos sem respaldo nos contratos. Mais de R$ 5 milhões. Injetou-se numa obra de modernização dos elevadores sobrepreço de R$ 1,6 milhão. No Hospital do Andaraí, os pagamentos sem cobertura contratual somaram R$ 658 mil.
Noutra unidade, o Hospital Cardoso Fontes, verificou-se que o número de servidores terceirizados que davam expediente era menor do que o previsto em contrato. Entre 2010 e 2011, a esperteza levou ao pagamento de R$ 1,3 milhão por mão de obra inexistente. Alugou-se um equipamento hospitalar cuja necessidade não foi demonstrada. Lá se foi mais R$ 1,2 milhão. Alugou-se um equipamento de vídeocirurgia que, comprador, sairia mais em conta. Prejuízo de R$ 5,8 milhões.
O Hospital dos Servidores do Estado, farejaram-se novos problemas na locação de equipamentos. Curiosamente, sempre da mesma empresa: Microview. Aqui, houve superfaturamento de R$ 5,6 milhões. Superfaturaram-se também serviços de lavanderia (R$ 3,3 milhões) e compra de remédios (R$ 764,6 mil). Houve também despesas não previstas em contrato: extraordinários R$ 18,4 milhões.
Por último, no Hospital de Bonsucesso, novas surpresa$: contratos com sobrepreço de R$ 16,5 milhões. Equipamentos comprados há 20 meses encontram-se ociosos. Adquiriu-se de uma empresa de nome sugestivo –Midas Engenharia— sistemas de exaustão para banheiros e câmaras escuras. Saíram a R$ 17,6 mil cada. No mercado, custam R$ 532. Sobrepreço de 3.200%.
Além de enviar cópia da auditoria ao Ministério da Saúde, a CGU encaminhará exemplars também para o Ministério Público Federal, TCU, Polícia Federal e Advocacia-Geral da União. O material ajuda a explicar por que longe do hospiral Sírio-Libanes o sistema de saúde oferece à clientele um serviço tão precário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.