Topo

Josias de Souza

PSOL lança no Rio abaixo-assinado anti-Cabral

Josias de Souza

13/05/2012 02h09

Para certos governantes, dez mandamentos não são suficientes. Parece faltar um 11o: 'Não esquecerás de maneirar'. Sérgio Cabral esqueceu de maneirar. E Deus marcou a atual administração do Rio com um logotipo: o guardanapo enrolado na cabeça.

Militantes do PSOL realizaram uma manifestação na Praça Mário Lago, no centro do Rio. Enfeitados com o adorno de testa usado por secretários de Cabral no faustoso festejo ao lado de Fernando 'Delta' Cavendish, lançaram um um abaixo-assinado: 'Se explica, Cabral!'. Uma turma do PV também realizou um protesto. Escolheu um local de nome sugestivo: a Praça Paris, no bairro da Glória.

Não bastassem as razões do bom senso, o governador ganhou mais 77 mil razões para brindar o contribuinte fluminense com uma boa explicação. Descobriu-se que, noves fora o custo das passagens, a hospedagem e a alimentação de Cabral e comitiva na cintilante visita a Paris, em setembro de 2009, sorveram das arcas do Estado R$ 77,7 mil.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.