Efeito CPI: J&F revê o plano de comprar a Delta
Durou 22 dias o plano do empreiteiro Fernando Cavendish de passar adiante o abacaxi da Delta Construções. A J&F, holding que controla o frigorífico JBS, desistiu de comprar a empreiteira. Concluiu que o negócio é demasiado tóxico.
A J&F havia anunciado sua decisão de assumir o controle administrativo da Delta em 9 de maio. Simultaneamente, incumbira-se a KPMG de realizar uma auditoria nos contratos e nas contas da construtora.
Estava combinado que, concluída a auditoria, a J&F decidiria se exerceria ou não a opção de compra da Delta. Súbito, antes mesmo da conclusão da razia da KPMG nas contas da Delta, o potencial comprador deu meia-volta.
O empresário Joesley Batista, mandachuva da J&F, disse que a Delta enfrenta problemas de caixa e de credibilidade. Não necessariamente nessa ordem. "A gente imaginava que em 30 dias a situação ia melhorar, mas o processo está sendo mais longo do que eu imaginava."
Como assim? "Uma coisa era quando exista uma CPI sobre um contraventror, e a Delta era um apêndice, mas vimos que agora ela vai ficar sob suspeita por mais uns meses."
O anúncio da desistência chega três duas depois de a CPI ter aprovado a quebra dos sigilos bancário e fiscal da matriz da Delta, sediada no Rio. Inicialmente, a intenção da comissão, expressa no plano de trabalho do relator Odair Cuna (PT-MG) era varejar apenas as contas da Delta no Centro Oeste.
Em comunicado oficial, a J&F anotou: "O prolongamento da crise de confiança sobre a Delta tem deteriorado o cenário econômico-financeiro da construtora, gerando um fluxo financeiro negativo e alterando substancialmente as condições inicialmente verificadas."
Agora, a intenção do grupo controlado pela família Batista, de Goiás, é a de manter a gestão da Delta e criar uma empreiteira nova. Deve incorporar apenas o que há de aproveitável na Delta –os equipamentos, por exemplo. Quer dizer: a empreiteira de Cavendish tende a virar um esqueleto endividado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.