Topo

Josias de Souza

Presidente do PT-SP: ‘Marta erra politicamente’

Josias de Souza

04/06/2012 04h00

Ao ausentar-se do ato de formalização da candidatura de Fernando Haddad, em São Paulo, Marta Suplicy tornou-se alvo de uma ira companheira. Passou a ser tratada pelo petismo como uma típica ressentida. Grosso modo falando.

Coube ao deputado estadual Edinho Silva, presidente do PT-SP, verbalizar o incômodo. "A Marta está errando politicamente. A ausência dela materializa algo muito grave. Ela renuncia à sua liderança política no momento em que o PT mais precisa dela", disse.

Instado a comentar o mesmo fato, Fernando Haddad foi inusualmente corrosivo. Declarou: quem faltou ao ato de sábado (2) "perdeu uma grande oportunidade de estar com a militância do PT e, sobretudo, com o presidente Lula".

Já se sabia que a preferência de Lula por Haddad incendiara a alma de Marta. O PT imaginara que a queimadura fora leve, de primeiro grau. Engano. Produziram-se feridas de terceiro grau. Do tipo que deixa cicatrizes irreparáveis.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.