Topo

Josias de Souza

PSB de Cid e Ciro Gomes rompe aliança com PT em Fortaleza e opta por lançar candidato próprio

Josias de Souza

12/06/2012 03h44

Em encontro comandado pelo governador do Ceará, Cid Gomes, o PSB decidiu na noite passada romper a aliança que o unia ao PT na cidade de Fortaleza. Deliberou-se que o partido terá candidato próprio à prefeitura da capital cearense, a ser indicado no próximo dia 23.

Com isso, descartou-se a hipótese de o PSB apoiar Elmano de Freitas, do PT. Indicado por Luizianne Lins, a atual prefeita petista de Fortaleza, Elmano trocou a secretaria de Educação do município pelo palanque. Vai às urnas como candidato da continuidade de uma gestão que o PSB acha que não merece continuar.

Antes mesmo da reunião que formalizou a rejeição à opção apresentada pelo PT, o irmão de Cid, o ex-quase-tudo Ciro Gomes, explicara numa entrevista as razões que guiam o PSB. Disse que a aliança com o PT de Luizianne, "exauriu-se". O PSB apoiara a prefeita em 2004, quando ela foi eleita, e em 2008, ano em que foi reeleita.

Ciro agora trata a petista como "uma pessoa muito arrogante" (assista no vídeo lá do alto): "…Está no Youtube ela dizendo que elege um poste sem luz. Para um político dizer isso, é porque perdeu a noção mínima de humildade que nos faz obrigados ao povo. […] Se você acha que tem essa capacidade de substituir o povo e eleger alguém que não tem sequer luz, acho que tem alguma coisa errada aí."

O ex-govenador do Ceará, ex-ministro de Lula, ex-deputado federal e ex-presidenciável Ciro referia-se a uma declaração feita por Luizianne há dois anos. Em 2010, numa fase em que os antagonistas lançavam dúvidas quanto à sua capacidade de eleger o sucessor, a prefeita dissera: "…Já estou me preparando para eleger um poste. Com a luz quebrada, se precisar."

Embora ainda não tenha definido seu candidato, o PSB informou que dispõe de três opções: Roberto Cláudio, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará; Ferruccio Feitosa, ex-secretário Especial da Copa; e Salmito Filho, vereador de Fortaleza.

O próximo passo dos irmãos Gomes é compor uma coligação para dar suporte ao candidato da legenda. Ambiciona-se um acordo com o PMDB, comandado no Ceará pelo senador Eunício Oliveira. A despeito do desencontro no plano municipal, o PSB mantém, por ora, a aliança com o PT nas searas estadual e federal.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.