Topo

Josias de Souza

Guia básico de sobrevivência na selva eleitoral

Josias de Souza

24/06/2012 06h57

São muitos os espantos dos últimos dias –as alianças estranhas, a meia-sola dada pelo petismo no Maluf, o Valdemar transformado pelo tucanato em herói da resistência… Embatucado, o eleitor se pergunta: onde termina o caos e começa o pântano? Numa tentativa de ajudar, o blog elaborou um guia básico de sobrevivência na selva de 2012. Vai abaixo:

– Candidato: um político cego que, cheio de pontos de vista, tenta convencer uma multidão de idiotas a delegar a resolução dos seus problemas a um único cretino. Fala todas as línguas. São poucos, porém, os que o entendem. É perigoso e anda armado. À menor desatenção, ele saca sua lábia 171. Quando ouvir um candidato falar em integridade ética e princípios morais, cuidado com a carteira.

Coligação: quadrilha de partidos políticos. Junção de legendas que se acham admiráveis com agremiações que consideram abomináveis. União que faz a farsa. Quanto maior o bando, maior o arsenal eletrônico. Toma de assalto a tevê e rouba a cena na sala de sua casa. Com um mínimo de atenção você verá que o caminho do inferno já não está calçado de boas intenções. O diabo mandou refazer o calçamento com o apoio da lei eleitoral e o patrocínio da isenção tributária que torna o empreendimento gratuito.

Programa de governo: documento que anota coisas definitivas sem definir as coisas. Trança projetos e cifras e tece com eles uma teia de indecifráveis silogismos. Lembre-se: em terra de cego quem tem um olho é menos imbecil. Tente identificar na peça a senha pra caverna de Ali-Babá. Ela está escondida atrás das previsões de despesas que vão sair pelo ladrão.

Marketing político: a arte de construir a imagem de um candidato contando mentiras completas a partir de meias verdades. Alguns tornam-se tão inocentes e virtuosos que, quando você compara com os antagonistas pecaminosos, lembra das virgens de Sodoma e Gomorra.

PT: o pudor que abandonou a história pra cair na vida. Agora, a legenda dá como todos as outras. Mas é a única que ainda fica vermelhinha.

PSDB: Partido da Salvação de Depravadas Biografias. Em São Paulo, acaba de conceder ao mensaleiro Valdemar Costa Neto um prontuário novo.

Lula: um líder que jamais nega a ninguém o direito de concordar inteiramente com ele. Luta por uma boa biografia ao mesmo tempo que cuida da unidade dos petistas, que querem o poder, não um bom nome. Eletrificador de postes, já não lhe dói a idéia de fazer o papel de Falstaff numa ópera em que o penúltimo ato é o Maluf.

– Paulo Maluf: neo-amigo do rei, descobriu-se na Pasárgada que sempre sonhou. Uma terra em que os ratos conseguem botar a culpa no queijo.

– Brasil: um belo ponto no mapa, ideal para erguer uma nação.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.