Topo

Josias de Souza

Aborrecido com Eduardo Campos, Lula diz fazer questão de viajar a Recife para prestigiar petista

Josias de Souza

03/07/2012 04h31

Na quinta-feira (28) da semana passada, Lula recebeu em São Paulo o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente do PSB federal. Autorizou a veiculação de uma foto na qual posa sorridente ao lado do visitante. A cena estimulara a versão segundo a qual Lula aceitara sem mágoas a decisão de Eduardo de romper com o PT na cidade de Recife. Engano.

Em privado, o morubixaba do PT revela-se aborrecido com o mandachuva do PSB. Informa que faz questão de viajar à capital de Pernambuco para participar da campanha do candidato do PT à prefeitura da cidade, o senador Humberto Costa. Quer derrotar Geraldo Júlio, o candidato fabricado na última hora por Eduardo.

Entre quatro paredes, Lula soa como se estivesse incomodado com o que chama de "açodamento" do aliado do PSB. Ficou especialmente abespinhado com a reaproximação de Eduardo com o senador Jarbas Vasconcelos, que patrocinou a adesão do PMDB à caravana antipetista de Recife.

Conforme noticiado aqui, Eduardo insinua-se desde logo como alternativa ao projeto reeleitoral de Dilma Rousseff. A ruptura da capital pernambucana insere-se nesse contexto, que tem 2014 como pano de fundo.

Ainda sob os efeitos do tratamento contra o câncer na laringe, Lula queixa-se de dores na garganta. Informou aos operadores do PT que, antes de mergulhar nas campanhas municipais, pretende sair de cena por pelo menos 15 dias. Atento à preocupação dos seus médicos, quer dar um descanso à voz.

Depois, planeja concentrar-se em três praças. Além de São Paulo, onde se esforça para transferir prestígio para Fernando Haddad, decidiu priorizar Recife. Sobrando-lhe tempo e disposição, gostaria dar as caras também em Salvador.

Na capital baiana, o petista Nelson Pellegrino, candidato do governador Jaques Wagner, mede forças com um ACM Neto (DEM) bem posto nas pesquisas. Tomado pelas palavras, teria muito gosto em ajudar a impor uma derrota ao DEM na cidade em que a legenda exibe suas melhores chances de êxito.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.