Topo

Josias de Souza

Dilma quer tirar Carlos Lupi do comando do PDT

Josias de Souza

06/07/2012 18h00

Dilma Rousseff chamou para uma conversa subterrânea o ministro Brizola Neto (Trabalho). Deu-se há coisa de dez dias. A presidente pediu ao interlocutor que "conquiste" o PDT. Deseja apear do comando da legenda o ex-ministro Carlos Lupi.

Afastado da Esplanada numa das vassouradas de Dilma, em dezembro do ano passado, Lupi reassumiu no mês seguinte a presidência do PDT federal. Opôs-se à nomeação de Brizola Neto. Mas Dilma deu de ombros.

Desde então, Lupi olha para Dilma de esguelha e,comporta-se como um aliado de dois gumes. Simula apoio ao governo. Mas flerta com projetos alternativos. Já mantinha com Aécio Neves, o presidenciável do PSDB, um diálogo fluido.

Nos últimos meses, achegou-se também ao governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, que também cultiva o sonho de chegar ao Planalto. Dilma farejou no vaivém de Lupi um cheiro de queimado.

Brizola Neto, que já media forças com o desafeto de Dilma pelo controle do PDT no Rio, tomou a encomenda da chefe a sério. Observadores da movimentação do ministro fazem suas apostas.

Uma parte avalia que a jovialidade de Brizola Neto, associada ao empurrão de Dilma, atrairá o cacife necessário para escantear Lupi. Outro grupo acha que faltam ao neto de Leonel Brizola experiência e infantaria para se contrapor à matreirice do rival. A ver.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.