Topo

Josias de Souza

PDT: Brizola Neto disputa presidência com Lupi

Josias de Souza

09/07/2012 19h03

Conforme noticiado aqui há três dias, Dilma Rousseff encomendou ao ministro Brizola Neto (Trabalho) a "conquista" do PDT. A presidente quer apear do comando do partido o ex-ministro e atual desafeto Carlos Lupi.

O neto de Leonel Brizola tomou a sério o pedido da chefe. Movia-se abaixo da linha d'água. Nesta segunda (9), emergiu para declarar que planeja medir forças com Lupi pela presidência do PDT, em 2013.

"Acho que sim, devo concorrer. A gente tem defendido nos fóruns internos que o PDT precisa avançar no seu processo de democratização. Não é possível que uma burocracia partidária se apodere de todos os instrumentos partidários."

Na contramão de Lupi, que flerta com projetos alternativos para 2014, Brizola Neto declara-se, desde logo, fechado com Dilma. "O PDT tem uma aliança muito clara com o governo Dilma."

Esforçou-se para enquadrar o desejo em moldura lógica: "É para nós um resgate histórico, porque faz uma ponte entre o trabalhismo que surgiu com a redemocratização e o PT e com o trabalhismo histórico de João Goulart, de Getúlio Vargas, de Leonel Brizola."

Beleza. Agora, falta saber com quantas divisões conta o infante na guerra contra o velho general. Muita gente torce o nariz para Lupi no PDT. Mas pouca gente parece enxergar em Brizola Neto uma alternativa. Torça-se para que o orçamento do Ministério do Trabalho não seja levado ao front. Não é justo que, nessa troca de tiros, o contribuinte seja convidado a entrar com o peito.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.