Topo

Josias de Souza

Chinaglia vira piada na Câmara: ‘Vada a bordo!’

Josias de Souza

13/07/2012 18h03

Líder de Dilma Rousseff na Câmara, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) virou alvo de piada. Em meio ao naufrágio da articulação política do governo, o companheiro voou para os EUA. Foi visitar a filha em Chicago.

Na surdina, os colegas de Chanaglia passaram a compará-lo ao comandante Francesco Schettino –aquele que abandonou o navio Costa Concordia, na Itália, após cometer uma barbeiragem que afundou a embarcação.

Ideli Salvatti, suposta coordenadora política de Dilma, frequenta a anedota na pele de Gregorio de Falco, o chefe da capitania dos portos de Livorno que travou com o comandante fujão um diálogo áspero. Um dos deputados que se divertem com a situação chega a empostar a voz para imitar Ideli: "Chinaglia, vada a bordo, cazzo!"

Ouvido pelo telefone sobre a brincadeira, Chinaglia reagiu com mau humor: "Os líderes que, covardemente, se escondem no anonimato, diferem do Schettino porque ainda não foram flagrados publicamente. Por isso, estão convidados a sair da fofoca e a irem à plenário fazer o debate comigo na segunda-feira."

A encrenca da Câmara deixou Dilma Rousseff irritada. À frente de um governo que se jacta de contar com uma infataria de 400 votos na Câmara, a presidente viu-se emparedada por uma obstrução liderada pelo DEM, cuja bancada soma 27 cabeças.

Na segunda, com Chinaglia já a bordo, o governo vai tentar, pela quarta vez, votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e duas medidas provisórias do programa Brasil Maior, de estímulo à indústria.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.