Topo

Josias de Souza

Formalizado pedido de 'reconvocação' de Perillo

Josias de Souza

17/07/2012 12h41

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protocolou na CPI do Cachoeira requerimento de reconvocação do governador tucano de Goiás Marconi Perillo. O pedido só será votado na comissão depois do recesso parlamentar, que começa nesta quarta (18). A próxima reunião da CPI está marcada para 2 de agosto.

Não são negligenciáveis as chances de Perillo ser arrastado de novo para o banco da CPI. Randolfe escora seu requerimento num relatório sigiloso da Polícia Federal. Veiculado no final de semana, o documento traz novos indícios contra o governador goiano. Segundo a PF, Perillo recebeu dinheiro da construtora Delta.

Em troca, informa o relatório, o governador liberou o pagamento de faturas emitidas pela empreiteira contra o governo de Goiás. Os acertos eram intermediados por Carlinhos Cachoeira. E incluíram o pagamento de um sobrepreço de R$ 500 mil na venda da casa de Perillo num condomínio fechado de Goiânia.

Em nota divulgada nesta segunda, Perillo tachou "infame e desleal" a reportagem da revista Época, que trouxe à luz as novidades. O governador alega que não lhe cabe investigar a origem dos recursos usados para o pagamento do imóvel que vendeu. Afirma que "um grupo dentro da CPMI trata de transformá-la em tribunal de exceção com um só alvo: o governador de Goiás, por ser adversário do PT."

Curiosamente, Raldolfe Rodrigues, o autor do pedido de reinquirição, é filiado ao PSOL. Dono de uma única cadeira no Senado, o partido não teria direito de participar da CPI. Randolfe foi à comissão graças à generosidade do PSDB. O partido de Perillo cedeu-lhe uma vaga de suplente na CPI. Tornou-se um de seus mais ativos membros.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.