Topo

Josias de Souza

Em Fortaleza, PT e PSB brigam e o DEM lidera

Josias de Souza

21/07/2012 19h17

Hipnotizadas pela briga do governador Cid Gomes e do irmão Ciro, do PSB, com a prefeita Luizianne Lins, do PT, as manchetes sobre sobre a eleição para prefeito de Fortaleza sonegaram à plateia o essencial: correndo por fora, o ex-deputado Moroni Torgan (foto), do alquebrado DEM, lidera a disputa.

O Datafolha informa que Moroni, sem máquinas governamentais e com estrutura partidária precária, dispõe de 27% das intenções de voto. Tecnicamente empatados, duelam pela segunda colocação os candidatos Inácio Arruda (PCdoB), com 14%, e Heitor Férrer (PDT), com 11%.

Os 'postes' carregados pelos irmãos Gomes e pela prefeita Luizianne aparecem na sondagem em posições constrangedoras. Roberto Cláudio (PSB) amealha 5%. Elmano Freitas (PT), 3%. Roçam suas momentâneas insignificâncias com Renato Roseno (PSOL) e Marcos Cals, ambos com 6%.

Um detalhe potencializa o constrangimento da caciquia do PSB e do PT. O líder Moroni passou os últimos quatro anos longe de Fortaleza e do Brasil. Enquanto Cid e Ciro estreitavam inimizade com Luizianne, o candidato 'demo' vivia em Portugal. Retornou no mês passado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.