Topo

Josias de Souza

Kassab amarga pior avaliação entre os prefeitos

Josias de Souza

21/07/2012 20h39

Há dois Kassabs na praça. Um potento e um fracasso. O Kassab portentoso criou um partido novo (PSD) e aparelhou-o com o beneplácito do STF (verba pública e propaganda na tevê). Pôs um pé num projeto de poder federal (Eduardo Campos) e o outro numa canoa reeleitoral (Dilma Rousseff). O Kassab fracassado esqueceu-se de cumprir a obrigação para a qual fora eleito: governar a cidade de São Paulo.

Se prefeitura fosse escola, Gilberto Kassab tomaria bomba, informa o Datafolha. Numa escala de zero a dez, o paulistano concedeu ao prefeito a nota 4,4. Entre os executivos das seis principais capitais do país, o de São Paulo exibe a pior avaliação. Desde março de 2007, quando sua nota era 3,9, Kassab não aparecia tão mal na foto. Evidência de que, na prefeitura, faz o pior o melhor que pode. Ruim para o tucano José Serra, que frequenta o ringue de 2012 com o fracasso no córner.

Na outra ponta, Márcio Lacerda (PSB) e Eduardo Paes (PMDB), prefeitos de Belo Horizonte e do Rio, aparecem no ranking do Datafolha com as melhores notas: 6,4 e 6,3, respectivamente. Nada brilhante. Mas o suficiente para guindar os dois, candidatos à reeleição, ao topo das preferências.

Na capital mineira, Lacerda saboreia uma dianteira de 17 pontos percentuais sobre o antagonista Patrus Ananias, o candidato petista que Dilma Rousseff levou à raia na penúltima hora. Bom para o presidenciável do PSDB Aécio Neves, principal escora do neossocialista Lacerda. Ruim para o PT, que estava na aliança do PSB e desembarcou por medo de converter-se em azeitona na empada federal de Aécio.

Na capital fluminense, o ex-tucano Paes aparece no Datafolha como candidato a um triunfo de primeiro turno. A caminho da insignificância, PSDB e DEM ganham matéria prima para um seminário sobre o fim do mundo. Vice de Sérgio Cabral e candidato à sucessão estadual, Luiz Pezão enxerga o pezinho de Paes invadindo-lhe o território. Além do senador Lindberg Farias (PT), um aliado com cara de futuro rival, Pezão assiste em 2012 ao nascimento de um adversário doméstico para 2014.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.