Topo

Josias de Souza

Grampo da Monte Carlo umedece Russomanno

Josias de Souza

31/07/2012 18h33

O escândalo Cachoeira desaguou um grampo em São Paulo. Relatório da Polícia Federal informa que o nome de Celso Russomanno, candidato do PRB à prefeitura paulistana, é citado numa conversa vadia captada numa das escutas telefônicas da Operação Monte Carlo.

Içado à superfície pelo repórter Gabriel Mascarenhas, ouve-se na fita um diálogo de  diálogo de Alex Antonio Trindade com personagem identificado apenas como Fábio. Alex, segundo a PF, era responsável pelo envio de grandes somas da quadrilha de Carlinhos Cachoeira para o exterior.

Na conversa com Fábio, Alex menciona uma operação de remessa de R$ 7 milhões que estaria pronta para ser feita. Relatório da PF anota que "o dinheiro usado na transferência pertenceria ao deputado federal Celso Russomanno e que [Fábio] tinha um contrato assinado com o referido deputado."

No organograma da quadrilha de Carlinhos Cachoeira, Alex era pessoa próxima a Gleyb Ferreira da Cruz, homem de confiança do bicheiro, espécie de 'faz-tudo' do bando. A novidade molha Russomonno num instante em que ele desponta em segundo no Datafolha, empatado tecnicamente com José Serra: 26% X 30%.

"Vou fazer um ofício e colocar à disposição da Polícia Federal todo meu sigilo financeiro desde meus 18 anos de idade. Meu sigilo fiscal [está] à disposição de quem quiser", disse Russomanno. "Isso não existe, não conheço essas pessoas, não tenho contato nenhum com essas pessoas."

O candidato acrescentou: "Quero a apuração de tudo. Não se brinca com o nome de pessoas como estão brincando com o meu. Quem não deve não teme e não tenho nada a esconder." O PPS, representando na disputa de São Paulo pela candidature de Soninha Francini, informa que vai requerer a convocação de Russomanno para depor na CPI do Cachoeira.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.