Topo

Josias de Souza

Tucano lidera a disputa pela prefeitura de Vitória

Josias de Souza

19/08/2012 19h38

Candidato do PSDB à prefeitura de Vitória (ES), o ex-deputado federal Luiz Paulo Velloso Lucas lidera a disputa com 46% das intenções de voto, informa o Ibope. Amigo e apoiador de José Serra na sucessão presidencial de 2010, ele disputou o governo do Espírito Santo naquele ano. Perdeu para o atual governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que apoiou Dilma Rousseff.

Desponta como segundo colocado na corrida pela prefeitura da capital capixaba o deputado estadual Luciano Rezende, do PPS. Ex-ministra de Dilma e candidata do PT, a deputada federal Iriny Lopes surge em terceiro, com 14%. Os pesquisadores perguntaram também em quem os eleitores jamais votariam.

Lidera o ranking de rejeição, com 31% a petista Iriny, aquela que, à frente da pasta de Políticas para as Mulheres encrencou com um comercial de lingerie estrelado por Gisele Bündchen. Luciano Rezende é rejeitado por 19% do eleitorado. Outros 18% torcem o nariz para Luiz Paulo.

Hoje, Vitória é governada por João Coser (PT). O Ibope recolheu um dado que ajuda a explicar a modesta terceira colocação de Iryni: 53% dos eleitores desaprovam o modo como o petista Coser conduz a administração da cidade.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.