Topo

Josias de Souza

Grevistas recorrem ao STF contra corte do ponto

Josias de Souza

23/08/2012 06h39

A CUT e quatro entidades sindicais que representam funcionários públicos protocolaram no STF uma ação contra a ordem de Dilma Rousseff de cortar o ponto dos servidores em greve. A petição foi explicada em nota do escritório de advocacia que assessora as entidades (leia aqui).

O Ministério do Planejamento divulgou um "mapa dos descontos por dias parados". Listou as repartições afetadas pela onda de paralisações, quantificando em 11,5 mil os grevistas que já tiveram os contracheques podados. No total, foram passados na lâmina R$ 20,6 milhões.

A conta não inclui os servidores do Itamaraty, que deflagraram greve nesta quarta (23). Após oferecer reajuste de 15,8% parcelado em três anos, Dilma revela pouca disposição para elevar a oferta. No Planalto, imagina-se que os grevistas serão vencidos no cansaço.

Em tempo: Charge do Maurício Ricardo, via charges.com.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.