Topo

Josias de Souza

Videoteca de Cachoeira faz Legislativo suar frio

Josias de Souza

28/08/2012 03h58

Rodando como parafuso espanado, a CPI do Cachoeira passou a atear tédio na platéia. Muita gente já trocou de novela. Prefere a votação em conta-gotas do julgamento do mensalão aos depoimentos silenciosos da comissão.

Há quatro dias, porém, aportou na sala-cofre da moribunda CPI um material com cara de pavio aceso. Trata-se da videoteca de Cachoeira –algo como 280 peças apreendidas pela PF em imóveis do chefe da quadrilha e dos comparsas.

Há CDs, DVDs e BDs (discos blu-ray de alta definição). Ao percorrer o Congeresso, a notícia fez escorrer suor frio em alguns gabinetes. Tem gente rogando aos céus para que o material da PF não contenha as obras completas de Cachoreia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.