Topo

Josias de Souza

Russomano lidera, Serra cai 5 e Haddad sobe 6

Josias de Souza

29/08/2012 19h37

Para surpresa de tucanos e petistas, o azarão Celso Russomanno (PRB) mantém-se na liderança do Datafolha. Mais que isso: decorridos sete dias do início da propaganda na tevê, Russomano tornou-se líder isolado da sondagem, com 31%. José Serra (PSDB), antes empatado tecnicamente com ele, caiu cinco pontos –de 27% para 22%. Fernando Haddad (PT) subiu seis pontos –de 8% para 14%. Com isso, descolou-se do pelotão de retardatários, consolidando-se na terceira posição.

A subida de Haddad, agora empurrado por Lula na tevê e no rádio, era esperada. O que surpreende é a resistência de Russomanno. Surpreende ainda mais a rapidez com que Serra perde intenções de voto. Conforme já comentado aqui na semana passada, o desafio do tucano agora é o de evitar o vexame de não passar ao segundo turno da eleição.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.