Topo

Josias de Souza

No Dia da Pátria, Dilma faz discurso ‘reeleitoral’

Josias de Souza

07/09/2012 01h08

Como fazem todos os presidentes no 7 de Setembro, Dilma Rousseff levou o rosto à televisão. Na noite da véspera do feriado da pátria, pronunciou em rede nacional um discurso de timbre reeleitoral. Falou da crise econômica como página virada. E anunicou para 2013 um refresco ao telespectador: redução na conta de luz –16,2% nas residências e 28% nas indústrias.

Dilma vendeu o país como uma jabuticaba benfazeja. "Ao contrário de outros países, o Brasil criou, nos últimos anos, um modelo de desenvolvimento inédito, baseado no crescimento com estabilidade, no equilíbrio fiscal e na distribuição de renda." Graças a esse modelo, disse ela, "nem mesmo a maior crise financeira da história conseguiu nos abalar fortemente."

O PIB de 2012 crescerá menos de 2%. Muito abaixo dos 4,5% que o governo estimara. Como não pode passar uma borracha sobre a realidade, Dilma fez uma concessão ao óbvio: "Tivemos uma redução temporária no índice de crescimento." E virou a página rapidamente: "Mas já temos as condições objetivas, agora, para iniciar este novo e decisivo salto, cujos primeiros efeitos já serão percebidos no próximo ano e que vão se ampliar fortemente nos anos seguintes."

Trata a promessa de passar o preço da energia na lâmina em 2013 como um esforço para ajudar "indústrias em dificuldades", de modo a evitar "as demissões de empregados". Noutro trecho, diz que seu governo age para potencializar a competitividade das empresas. Para quê? "Baixar custos de produção e baixar preços de produtos para gerar emprego e gerar renda."

Emprego e renda, eis a preocupação de Dilma. Seus potenciais adversários em 2014, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) sabem que só terão chance de desbancá-la se a crise mastigar os empregos e o engolir o prestígio da presidente. Daí a tentativa de Dilma de encerrar 2012 com três meses de antecedência, levando ao parabrisa um 2013 triunfante.

Agora, só falta transformar o gogó em realidade.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.