Topo

Josias de Souza

Justiça revoga proibição de visitas intimas de Andressa a Cachoeira no presídio da Papuda

Josias de Souza

17/09/2012 18h50

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região autorizou Andressa Mendonça a visitar o companheiro Carlinhos Cachoeira no presídio brasilense da Papuda. Com isso, revogou-se decisão do juiz federal Mark Yoshida Brandão, da 13ª Vara da Justiça Federal de Goiás.

Em julho, o juiz Mark Yoshida proibira as visitas íntimas de Andressa a Cachoeira. Uma reação à denúncia de que a companheira do bicheiro tentara chantagear o magistrado Alderico da Rocha Santos, responsável pelo processo da Operação Monte Carlo.

Acionado por Alderico, o Ministério Público Federal abriu inquérito contra Andressa. Realizou-se uma batida da Polícia Federal na casa dela. Para não ser presa, a mulher do bicheiro teve de pagar fiança de R$ 100 mil. Na decisão desta segunda-feira (17), a 3ª Turma, o TRF ordenou também a devolução do dinhero a Andressa.

Mais: o tribunal revogou a proibição imposta a Andressa de manter novos contatos com o juiz Alderico, que investiga o marido e a quarilha dele. As decisões do TRF foram motivadas por habeas corpus protocolado pela mulher de Cachoeira.

Integrante da 3ª Turma, a desembargadora Mônica Sifuentes sustentou que a visita íntima é um direito do preso. Segundo ela, tal direito não pode ser revogado. Sobretudo porque a infração que a motivou não foi praticada por Cachoeira. Essa posição prevaleceu por unanimidade na turma.

Assim, caíram por terra as sanções impostas pelo juiz Mark Yoshida a Andressa. Ela é, hoje, tratada como integrante da quadrilha, não como mera mulher de Cachoeira. As visitas íntimas haviam sido proibidas justamente para evitar que a senhora Cachoeira recebesse novas orientações do marido.

De acordo com relato feito pelo juiz Alderico à Procuradoria e à PF, Andressa o chantageara para que ele mandasse soltar Cachoeira, preso desde 29 de fevereiro. No encontro com o juiz da Monte Carlo, ela escrevera numa folha de papel os nomes de três conhecidos do magistrado. Insinuou que, desatendida, divulgaria um dossiê contra o juiz.

Alderico enxergara na ameaça o crime de corrupção ativa. Andressa continuará sob investigação. Mas, além da autorização para retornar à Papuda como visitante, ela terá devolvida a fiança de R$ 100 mil sem o risco de ser recolhida ao cárcere.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.