Topo

Josias de Souza

Senadores do PDT declaram-se contra nota assinada por Lupi: ‘oposição não é golpista’

Josias de Souza

21/09/2012 22h16

Presidente do PDT federal, Carlos Lupi rubricou a nota do PT com críticas à oposição sem consultar o partido. Estrelas da legenda, os senadores Pedro Taques e Cristovam Buarque decidiram desautorizá-lo. Foram acompanhados pelo deputado José Antonio Reguffe.

Em carta dirigida a Lupi nesta sexta (21), os senadores e o deputado anotaram: "Foi com surpresa que tomamos conhecimento pela mídia de uma nota que você assinou em nome do nosso partido, denunciando o que seria comportamento golpista por parte da oposição e do uso de matérias em jornais e revistas."

Acrescentaram: "Gostaríamos de ter sido consultados antes desta nota assinada em nosso nome. […] Seríamos contra. Para não deixar dúvidas, Taques e Cristovam esmuiçaram num par de tópicos as divergências em relação ao texto endossado por Lupi.

1. "Não vemos gesto golpista por trás das falas da oposição [PSDB, DEM e PPS], nem das matérias na imprensa. Além de ser um direito inerente às oposiçōes fazerem críticas, em nenhum momento tocaram na presidenta Dilma…"

2. "As referências a pressōes sobre os ministros do STF passam imagem de desrespeito ao Poder Judiciário, que nesse momento vem desempenhando um importante trabalho, reconhecido pela opinião pública como decisivo na luta pela ética na politica…"

A nota que irritou Taques, Cristovam e Reguffe foi articulada pelo PT. Além de Lupi, endossaram-na os presidentes do PMDB, Valdir Raupp; do PSB, Eduarco Campos; do PCdoB, Renato Rabelo; e do PRB, Marcos Pereira. No texto, os dirigentes das legendas acusam a oposição de golpismo por exigir explicações de Lula sobre o mensalão.

Atualização eita às 23h11 desta sexta (21): A nota de solidariedade a Lula ateou insatisfação noutras legendas governistas. Entre elas o PMDB.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.