Topo

Josias de Souza

MPF denuncia Petrobras por ‘crime ambiental’

Josias de Souza

24/09/2012 17h50

O ministerrio Público Federal protocolou na Justiça Federal uma denúncia contra a Petrobras e dois executivos da estatal. Acusa-os de "crime ambiental". O caso envolve o derramamento de óleo da Reduc (Refinaria Duque de Caxias) na Baía da Guanabara e arredores (Rio Iguaçu e manguezais). Algo que teria provocado danos à saúde humana, mortandade de animais e destruição da flora.

A Reduc recebe petróleo extraído nas plataformas da Petrobras. A refinaria extrai do óleo a chamada água de produção, também chamada de "água negra". Trata-se de uma mistura que inclui substâncias tóxicas como graxas, fósforo, fenóis e nitrogênio amoniacal. Esses resíduos deveriam ser tratados antes de ser descartados.

Inquérito aberto pela Procuradoria constatou que as estações de tratamento da Reduc, por obsoletas, encontravam-se desativada. Signatário da denúncia, o procurador da República Renato Machado anotou:

"A Reduc agiu com completo descaso. Já sabiam desde 2007, pelo menos, que as estações de tratamento encontravam-se obsoletas, sem funcionar de forma adequada, e nada fizeram. Desde dezembro de 2010, por diversas vezes se constatou a poluição e ainda assim a empresa não se adequou, o que é inaceitável."

Além da Petrobras, foram denunciados Antônio César de Aragão Paiva e Carla Muniz Gamboa. Ele é gerente setorial de Águas e Efluentes da Petrobras. Ela é gerente setorial de Meio Ambiente da Reduc. A dupla é acusada de omissão no cumprimento de suas atribuições.

De resto, o procurador acusa Antônio César e Carla de "dificultar a ação fiscalizadora dos órgãos ambientais." Teriam tentado obstruir fiscalização de equips do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão do governo do Rio. Multada, a Petrobras absteve-se de comunicar as irregularidades ao Ibama e à Agência Nacional do Petróleo. A estatal aina não se pronunciou sobre a denúncia.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.