Topo

Josias de Souza

Pizzolato está na Europa, informa seu advogado

Josias de Souza

01/10/2012 07h37

Confirmando as suspeitas que vieram à luz no final de semana, o advogado de Henrique Pizzolato, Marthius Sávio Lobato, confirmou que seu cliente viajou para o estrangeiro. Encontra-se na Europa desde o final de julho.

Ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, o petista Pizzolato colecionou no julgamento do mensalão três condenações: corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Alcançado pelo repórter Matheus Leitão, o defensor disse que o condenado não cogita fugir do encontro com sua pena.

O doutor esclarece que Pizzolato tomou o avião antes do início do julgamento do STF. Foi resolver "problemas familiares". Não deu publicidade à viagem para "não expor mais sua família por contra do processo." Regressará ao Brasil antes do próximo final de semana.

Melhor assim. O castigo de Pizzolato só será fixado pelo Supremo ao término do julgamento. Porém, Cezar Peluso já deu ideia do que pode suceder. Como votou antes de vestir o pajama da aposentadoria compulsória, Peluso teve de incluir em seu voto a fixação da pena do ex-diretor do BB: 12 anos de cana.

Se o voto de Peluso for acompanhado pelos colegas, o retorrno de Pizzolato pouparia as autoridades brasileiras de acionar a Interpol e de requerer um pedido de extradição do condenado.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.