Topo

Josias de Souza

Rigor do STF leva o foro privilegiado ao telhado

Josias de Souza

05/10/2012 05h07

– De uma orelha das orelhas mais atentas do Congresso: "Pelo que se ouve ao fundo, o foro privilegidado subiu no telhado. Está com os dias contados. As condenações do STF fizeram sumir o encantamento. O privilégio virou risco. Percebo um repentino apreço pelo juízo de primeira instância, com seus ritos e recursos. Demorou, mas a ficha caiu. Estou no meu terceiro mandato. Nunca vi tamanho interesse dos parlamentares de ser tratados como brasileiros comuns. A emenda constitucional não demora a aparecer. Descobriu-se que a bala de prata do Supremo, além matar politicamente, pode levar o defunto à cadeia."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.