Topo

Josias de Souza

O senhor ‘Nada’ empatou com Serra e Haddad

Josias de Souza

08/10/2012 03h07

O mar de São Paulo não está para candidatos. Somando-se os eleitores que se abstiveram de comparecer às urnas e os que anularam o voto ou votaram em branco, chega-se à impressionante taxa de 28,9%. Repetindo: de cada dez eleitores paulistanos, quase três decidiram não votar em nenhum candidato.

O pedaço do eleitorado que deu preferência ao 'nada' compõe uma legião do tamanho do grupo que votou em Fernando Haddad (29,8%). É quase igual ao contingente que disse "sim" a José Serra (30,7%).

É como se o eleitor paulistano quisesse dizer que carrega sob o penteado uma máquina em reparos. Daí as pesquisas e as urnas conterem surpresas, espantos, exclamações e alguns 'sim senhor, quem diria!'.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.