Topo

Josias de Souza

Após encontrar-se com Serra, pastor Malafaia leva à web novo vídeo com ataques a Haddad

Josias de Souza

11/10/2012 19h46

Quarenta e oito horas depois de encontrar-se com o tucano José Serra, o pastor Silas Malafaia veiculou na web, nesta quinta-feira, novo vídeo com ataques ao petista Fernando Haddad. Chama-o de "incompetente", diz que foi "um péssimo ministro da Educação" e vincula-o, uma vez mais, ao material didático anti-homofobia –"kit gay", segundo sua definição— que seria distribuído nas escolas pelo governo em 2011.

Malafaia é o líder da igreja pentecostal Assembléia de Deus Vitória em Cristo. Embora esteja baseado no Rio, pôs-se a defender Serra nas redes sociais já no primeiro turno. Na terça-feira (9), reuniu-se com o candidato tucano em São Paulo. Depois, disse que utilizaria o "kit gay" para "arrebentar" Haddad.

No mesmo dia, o candidato petista reagiu assim: "O Serra instrumentaliza as religiões. A minha família está muito indignada mas eu perdoo. Perdoo porque acho que meu papel nesta eleição é tentar trazer um pouco de luz para o debate." Evocou 2010, quando o tema do aborto foi usado contra Dilma Rousseff. "Ele já foi derrotado em 2010 em função desse comportamento e eu entendia que ele tinha aprendido a lição".

Foi a pretexto de responder a essas declarações que Malafaia divulgou o novo vídeo. A peça tem 12m15s. Nela, o pastor acusa Haddad de desrespeitar os religiosos. Invoca o seu direito constitucional à liberdade de expressão. Diz que fala em nome próprio, não de sua igreja. Paradoxalmente, jacta-se de exercer influência sobre a comunidade evangélica.

Em timbre virulento, Malafaia dirige-se diretamente a Haddad, como se falasse com ele: "É engraçado. Quando algum líder evangélico apoia vocês, é opinião. Quando apoia o outro lado, é fundamentalista religioso. O povo não é otário não, Haddad."

Diz coisas assim: "Esse senhor não merece ser prefeito de São Paulo porque não assume as burradas que fez, porque foi um péssimo ministro da Educação e porque não tem competência para ser prefeito de São Paulo." No final, pede votos para Serra. Chega mesmo a propagandear o número do candidato.

Antes da divulgação do vídeo, Serra fora questionado, nesta quinta (11), sobre o encontro que tivera com o aliado pentecostal. Disse: "Não assumi nenhum tipo de compromisso com o pastor Malafaia. Ele me apoia, não pediu nada em troca". Indagou: "Qual o problema do apoio do Malafaia?"

Serra cuidou de içar à superfície o ministro Marcelo Crivella (Pesca), bispo licenciado da igreja Universal do Reino de Deus e senador do PRB, partido de Celso Russomanno: "Eu lembraria que o governo do PT tem um ministro de uma igreja, a partir de uma negociação política."

Serra e o tucanato atravessaram o primeiro turno criticando Russomanno, terceiro colocado na disputa, pelos vínculos que uniam a campanha dele à Universal e à TV Record, emissora do autoproclamado bispo Edir Macedo. Agora, o candidato do PSDB busca atrás dos púlpitos o milagre da multiplicação dos votos. Por ora, informa o Datafolha, Haddad prevalece nos principais grupos religiosos.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.