Topo

Josias de Souza

Lula reclama de ataques e parte para o ataque

Josias de Souza

21/10/2012 04h22

Lula comandou na noite passada mais um comício da campanha do pupilo Fernando Haddad. Criticou o rival José Serra. "Está cada vez mais raivoso", disse. "Daqui a pouco vai aparecer na televisão babando de ódio." Padaroxalmente, Lula espumou sobre o antagonista tucano.

Comparou Serra a dois políticos de imagem entre controversa e adversa: Janio Quadros e Fernando Collor. Disse que, a exemplo do adversário de Haddad, ambos notabilizaram-se por abandonar mandatos antes do final. Saltaram de prefeituras para governos estaduais e dali para a presidência. Eleito, Janio renunciou. Collor foi renunciado. Serra não logrou chegar ao Planalto.

Serra deixou a prefeitura em 2006, 15 meses depois da posse. Elegeu-se governador e deixou deixou a cadeira nove meses antes do término do mandato para tentar a sorte na sucessão presidencial de 2010. Perdeu para Dilma Rousseff. Lula ironizou: "Poderia ficar quieto e disputar com ele em 2014, 2018, 2030 ou 2040. Voltar a querer ser prefeito é achar que o povo é tonto."

"O bicho tem uma sede de poder inigualável", Lula acrescentou. "Não sabe ficar sem mandato. Também presente ao comício, Dilma mimetizou Lula nas críticas ao estilo de Serra. Acusou o tucanato de repetir 2010 em 2012. "A mesma campanha baixo nível que fizeram contra o Haddad, fizeram contra mim. Primeiro, disseram que eu era um poste. Depois, que não tinha competência para governar."

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.