Topo

Josias de Souza

Barbosa proíbe condenados de deixarem o país

Josias de Souza

08/11/2012 05h56

O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, ordenou que os 25 réus condenados pelo STF entreguem seus passaportes em 24 horas. Com isso, proibiu-os de viajar para o estrangeiro, prevavendo-se contra eventuais fugas.

Barbosa anotou em seu despacho que, no estágio atual do julgamento, de cálculo das penas, seria "inteiramente inapropriada qualquer viagem ao exterior por parte dos réus já condenados."

Deve-se a decisão do ministro a um pedido formulado pelo procurador-geral da República Roberto Gurgel. A requisição dos passaportes está prevista no artigo 320 do Código de Processo Penal.

Serão intimados a cumprir a ordem: José Dirceu,
José Genoíno,
Delúbio Soares, Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz,
Rogério Tolentino,
Simone Vasconcelos,
 Kátia Rabello,
 José Roberto Salgado,
 Vinícius Samarane, João Paulo Cunha,
Henrique Pizzolato, Pedro Corrêa,
Pedro Henry, João Cláudio Genu,
 Enivaldo Quadrado, Breno Fischberg,
Valdemar Costa Neto,
Jacinto Lamas, Carlos Alberto Rodrigues Pinto (Bispo Rodrigues),
Roberto Jefferson,
Emerson Palmieri,
Romeu Queiroz, e
José Borba.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.