Topo

Josias de Souza

Em nova ação, MPF pede prisão de Cachoeira

Josias de Souza

21/11/2012 20h45

O Ministério Público Federal protocolou, em Goiás, uma segunda denúncia contra Carlinhos Cachoeira e 16 integrantes de sua quadrilha. A exemplo do processo anterior, envolve crimes desbaratados na Operação Monte Carlo. Dessa vez, o grupo é acusado de manter e explorar comercialmente caça-níqueis montados com peças contrabandeadas da China, Taiwan, Malásia, Coreia, Filipinas e Costa Rica.

A exemplo do que fizeram na denúncia anterior, em vias de ser julgada, os procuradores da República Daniel de Resende Salgado e Lea Batista de Oliveira requereram a decretação da prisão preventiva de Cachoeira e outros cinco acusados. O pedido foi à mesa do juiz Alderico Rocha Santos, titular da 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás, a mesma onde corre o outro processo.

Por ora, o magistrado determinou apenas o recolhimento dos passaportes dos acusados e proibiu-os de se ausentar das cidades onde moram sem comunicação prévia. Assim, horas depois de deixar a penitenciária da Papuda, Cachoeira já lida com um novo pedido de prisão e terá 48 horas para entregar o passaporte ao juiz.

Protocolada há sete dias, em 14 de novembro, a nova denúncia só foi divulgada nesta quarta-feira (21). Em notícia veiculada no site do Ministério Público Federal, os procuradores esclarecem que a segunda ação demorou a ser formalizada porque foi necessário aguardar pela realização de perícias em 345 máquinas caça-níquéis apreendidas pela Polícia Federal.

A primeira denúncia foi à Justiça Federal em 19 de março, 20 dias depois da prisão de Cachoeira. Mais complexa, envolve 80 acusados. Além de Cachoeira e Cia., frequentam o banco dos réus policiais militares, civis e federais. Todos os 17 encrencados no novo processo são réus no anterior, em fase final de julgamento.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.