Topo

Josias de Souza

Condenado no mensalão, Valdemar é ligado ao ‘chefe’ da nova quadrilha estourada no governo

Josias de Souza

26/11/2012 04h54

O STF ainda nem calculou a pena dele no julgamento do mensalão e o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) já está de novo nas manchetes policiais. Segundo a Polícia Federal, Valdemar mantém um relacionamento próximo com Paulo Rodrigues Vieira, apontado como "chefe" da nova quadrilha desbaratada no governo.

Identificaram-se 1.179 ligações telefônicas feitas a partir de um restaurante de Paulo Vieira para Valdemar e integrantes do partido dele. Deve-se a revelação aos repórteres Tatiana Farah, Marcelo Ribeiro e Germano Oliveira. Eles trazem detalhes recolhidos de documentos oficiais.

No sábado (24), Dilma Rousseff mandou afastar Paulo Vieira do cargo de diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas. Ele é acusado de "intermediar junto a representantes da administração pública, o patrocínio de interesses particulares de seus 'amigos' e clientes." Possui pelo menos oito imóveis em Brasília e São Paulo.

O grupo comandado por Paulo Vieira trançava negócios no porto de Santos, área de influência política de Valdemar, um deputado precedido pela má fama. Sob Lula, Valdemar bebeu das valarianas tinas. Sob Dilma, descobriu-se que compunha o cenário de ruína moral que retirou o Ministério dos Transportes do PR.

A despeito das evidências já colecionadas, Valdemar ainda não é formalmente investigado na Operação Porto Seguro, deflagrada na sexta (23). Por quê? Como deputado, ele dispõe de prerrogativa de foro. Só pode ser processado no STF. Se o incluísse agora no rol dos investigados, delegados e procuradores teriam de remeter o caso de São Paulo, onde corre no momento, para a Procuradoria-Geral da República, em Brasília.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.