Blog do Josias de Souza

Lula reage ao novo escândalo: ‘Fui apunhalado’

Josias de Souza

Em 2005, quando estourou o mensalão, Lula disse que “não sabia” dos malfeitos praticados sob seus fios de barba. Na tevê, declarou-se “traído”. Só mais tarde adotaria o discurso da “farsa”, que acaba de ser moída no STF.

Vai às manchetes agora, de ponta-cabeça, Rosemary Novoa Noronha, a Rose. Era uma espécie de faz tudo de Lula no escritório da Presidência em São Paulo. A pedido dele, Dilma Rousseff manteve a senhora na chefia do gabinete até sábado (24).

De repente, descobriu-se que Rose tinha poderes insuspeitados. Fazia até diretores de agências reguladoras. A PF indiciou-a sob a acusação de integrar um bando que agenciava interesses privados nas agências e em outros órgãos públicos. Em troca, recebia dinheiro e favores.

De volta de uma viagem à África e à Índia, Lula comentou o caso: “Eu me senti apunhalado pelas costas…” Tido como gênio da arte da política, Lula revela-se, a cada novo escândalo, um precário formador de equipes. Vivo, o cronista Nelson Rodrigues l diria que, nessa matéria, Lula é um débil mental de babar na gravata.