Topo

Josias de Souza

Grupo de Aécio cede liderança na Câmara a SP

Josias de Souza

01/12/2012 06h09

O sumiço de José Serra reduziu a taxa de veneno no PSDB. A tal ponto que o grupo político de Aécio Neves já se permite ser generoso com o tucanato de São Paulo. O partido se prepara para trocar seu líder na Câmara. Pelo sistema de rodízio, Bruno Araújo (PE) seria substituído na liderança por um bicudo de Minas. Já havia inclusive dois nomes na pista: Paulo Abi-Ackel e Domingos Sávio.

De repente, em nome da unidade, a turma do pão de queijo decidiu ceder o comando da bancada a um deputado paulista. As preferências recaem sobre Carlos Sampaio (foto), espécie de centro-avante do partido nas CPIs. Haverá rodízio também no Senado. Ali, o líder Alvaro Dias, que sonha em disputar uma prévia com Aécio, deve ser substituído pelo paraibano Cassio Cunha Lima, amigo do presidenciável mineiro. Há na bancada uma alternativa paulista: o protoserrista Aloysio Nunes. Mas generosidade tem limites.

Sobre o autor

Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na ''Folha de S.Paulo'' (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro ''A História Real'' (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de ''Os Papéis Secretos do Exército''.

Sobre o blog

A diferença entre a política e a politicagem, a distância entre o governo e o ato de governar, o contraste entre o que eles dizem e o que você precisa saber, o paradoxo entre a promessa de luz e o superfaturamento do túnel. Tudo isso com a sua opinião na caixa de comentários.